


TUDO SOBRE NÓS




Quem somos
Depois de inúmeras tentativas válidas, empreendidas por membros da comunidade, surgiu em outubro de 1966, com o Grupo Uirapuru, o Escotismo em Santa Bárbara d’Oeste, quando reuniram-se os seguintes pais de escoteiros e interessados: Benedito Pinto, Manoel Olynto Vieira, Álvares Romi, Léo Trochmann, Fernando Capello, Afrânio P. Cheida, Eizo Wakabara, Moacir Stefanelli, Samuel Wiezel, Antonio Rodrigues, Hector Merazzi, João Feliciano Pires, Jair Barbosa, Itagiba de Campos e Paulo Roque, além de Élio Jovart Bueno de Camargo que, graças à experiência adquirida em São Paulo, e ao apoio de alguns pioneiros do escotismo barbarense, implantou a idéia em Santa Bárbara d’Oeste.
A primeira ata para a escolha do Conselho de Grupo formado pelos pais dos escoteiros está datada em 07 de outubro de 1966, de acordo com a reunião realizada no salão da Igreja Presbiteriana sita à rua XV de Novembro, esquina da rua Graça Martins, em Santa Bárbara d’Oeste.
No dia 21 de outubro do mesmo ano, reuniram-se novamente os pais dos escoteiros e interessados para a posse dos eleitos. Porém, o Grupo é reconhecido pela União dos Escoteiros do Brasil, com certificado de registro anual, desde de setembro de 1966.
Em 20 de novembro de 1966 já estavam todos os escoteiros devidamente uniformizados. A nota divulgava também a falta de chefe de tropas, convidando rapazes e moças para fazerem cursos práticos periódicos em acampamentos em São Paulo e Campinas.
Em 05, 06 e 07 de janeiro de 1968 no centro da cidade estiveram acampados dando demonstração da vida de escoteiro e visando angariar maior contingente para o Grupo que até então era formado por 18 membros e chegou aos 35, entre escoteiros e lobinhos (menos de 11 anos). Outro objetivo da demonstração era a pretensão de organizar o clã de pioneiros ("com indivíduos maiores de 18 anos).
Em dezembro de 1967 e janeiro de 1968 , o Grupo Uirapuru esteve em grande atividade, realizando acampamentos e acantonamentos. Nos dias 27 à 30 de dezembro estiveram no Sítio Cachoeira, no rancho do Sr. Álvares Romi, onde fizeram exercícios de adestramentos, jogos de campo e pioneira. Em janeiro, no acampamento de demonstração aos munícipes, fizeram a própria comida, providenciando a limpeza dos trens de cozinha, armando as próprias barracas e dormindo fora do conforto. Depois realizou-se um acampamento no Caiubi, com ótimos resultados, tendo em vista as chuvas que caíram durante quase todo o acampamento. Por fim, o acantonamento dos Lobinhos no Grupo Escolar do Caiubi, já que a regra impõe aos participantes menores de 11 anos, o abrigo em prédios ou alojamentos. Fizeram adestramento, jogos e uma excursão às fontes de água nas terras da Família Angolini.
Os acampamentos foram realizados graças ao chefe Holando Sartori e ao presidente do Grupo Uirapuru Orlando Couto.
Em setembro de 1969 os escoteiros do Grupo Uirapuru acamparam no recinto da II FACISB, de 13 a 30 de setembro no Esporte Clube Barbarense, colaborando com os mentores da Associação Comercial e Industrial de Santa Bárbara. Na mesma época, para difundir melhor os seus ideais, o Grupo editou um interessante jornal intitulado "O Pássaro", com a direção de Antonio C. Angolini e supervisão de Jair B. Barbosa.
Em visita de cortesia ao Grupo, esteve acampando também na II FACISB o Grupo Escoteiro Ibirapitanga, da Vila Mariana, capital paulista . O Sr. Bráulio Pio, prefeito municipal almoçou em companhia dos jovens escoteiros.
O Grupo Escoteiro Uirapuru esteve presente no II Jamboree Pan-americano realizado de 25 de janeiro a 03 de fevereiro de 1970 em Assunción, Paraguai, sob o patrocínio da Associación De Scouts Del Paraguay tendo como lema "Paz y Confraternidad". A programação incluía representações próprias de cada país por subcampo, destreza, pioneira, habilidade, incluindo excursões, passeios de barco e visita aos índios Macca. Este Jamboree contou com a participação de 20 países americanos e o Grupo Uirapuru teve como chefe de tropa Antonio Carlos Angolini, , monitor João Aparecido Bueno de Camargo e mais os escoteiros Clecis Roque, Josá Luiz Trochmann, Octávio Luiz Wacabara e Rui Eduardo Pizzani.
O Sr. Lourenço G. de Oliveira, proprietário da perua-táxi que transportou os escoteiros para o Paraguai retornou à cidade já que em Assunción, foi vítima de uma crise de apendicite, tendo sido operado com urgência naquela capital. Porém os escoteiros barbarenses venceram o desfile, superando os próprios paraguaios. A bandeira da cidade, cedida pelo prefeito Bráulio Pio foi hasteada na zona central do Congresso e homenageada por todos os brasileiros participantes.
Santa Bárbara também se fez presente na Operação Espacial realizada no Horto Florestal da capital paulista, um acampamento para monitores que teve a inesperada visita do governador do Estado Abreu Sodré. Hélio J. Bueno de Camargo foi o chefe que acompanhou os monitores e também participou do Curso Executivo em Mar Del Plata, na Argentina.
Por ocasião da participação do Grupo Uirapuru no Jamboree Pan-Americano, as escoteiros receberam justa e merecida homenagem de parte do Lions e Rotary . Ambos os clubes de serviços também homenagearam o Sr. Lourenço Gonçalves de Oliveira que os conduziu até o Paraguai. Cada escoteiro recebeu das mãos do presidente do Rotary, Sr. Laércio Sans um bonito troféu e por sua vez, o Sr. Léo Trochmann entregou, pelo Lions, um mimo ao Sr. Lourenço pelo cuidado que teve no transporte dos escoteiros barbarenses.
Em 21 de abril de 1970 o Grupo Escoteiro Uirapuru esteve em Piracicaba participando de uma série de comemorações a Tiradentes. Os jovens impressionaram novamente por seu dinamismo e entusiasmo, fazendo com que vários jovens se inscrevessem como voluntários para a formação de um grupo na cidade. "É sem dúvida um orgulho para nossa cidade, o fato de os escoteiros barbarenses terem influenciado beneficamente a juventude noivacolinense, que residindo numa cidade de muito mais recursos, não possui até agora seu grupo de escoteiros."
Em 02 de maio de 1970 , 10 chefes escoteiros do grupo esteve acampando nas imediações da represa de Guarapiranga, situada em Rio Bonito, ao lado da capital e do interior para a participação do IV INDABA Regional da Região de São Paulo. O INDABA ou ZUW significa "encontro de chefes" e tem como objetivo a confraternização entre os mesmos, estudos dos problemas da juventude e experimentação de métodos educacionais em grupo. Autoridades e representantes da Direção Nacional do Escoteiros do Brasil estiveram presentes neste encontro.
Em 1º de agosto de 1970 o Grupo Escoteiro Uirapuru esteve novamente Piracicaba nas solenidades de aniversário da "Noiva da Colina" juntamente com dois grupos da cidade que eram orientados e incentivados pelo Grupo Uirapuru, colaborando na expansão do escotismo.
"O Sr. Léo G. Trochmann, presidente do Grupo de Escoteiros Uirapuru, reuniu as autoridades, representantes de Clubes de Serviço e imprensa com o objetivo de oferecer os préstimos de seus escoteiros no auxílio aos favelados. Na mesma oportunidade tratou-se ainda do problema de extermínio das favelas, embora seja baixo, em relação a outras cidades, o índice de favelados em Santa Bárbara d’Oeste.
Em março de 1971 realizou-se nas imediações da Fundação Romi uma missa campal, com a presença do Grupo Escoteiros Uirapuru e sua diretoria, em agradecimento à classificação no Jamboree Mundial do ar que aconteceu em Osaka no Japão . Contou com a eficiente participação do chefe de Tropa Reynaldo Aquino Santos, rádio amador da cidade. A classificação obtida foi o 9º lugar entre 63 participantes de todo o Brasil e o Rádio amador prof. Reynaldo Aquino Santos obteve magnífica classificação de 3º lugar.
Em 13 maio de 1972 foi eleita uma nova diretoria da União dos Escoteiros do Brasil, representada em Santa Bárbara d’Oeste pelo Grupo Uirapuru, que ficou assim composta: diretor presidente: Milton Salomão; diretor vice-presidente: Sylvio Cervone; tesoureiro: Jairo Dias; secretário: Argemiro Prezotto; comissário: José Dagnoni; diretor de relações públicas: Mauri Pinese; diretor de finanças: Jesial Mateus Ferraz de Almeida; conselho fiscal: Nelson Sartori, Paulo Roque e Sydnei Schwartz.
Desde então o Grupo Escoteiro Uirapuru 48 SP tem participado de atividades no distrito de Piracicaba e em todo território nacional sempre se destacando como um dos grupos mais ativo. Este ano de 2012 os jovens estiveram participando do Jamboree nacional que aconteceu no Rio de Janeiro.




O que temos a oferecer
O Método Escoteiro é um sistema de progressão, a intenção é estimular que cada jovem desenvolva suas capacidades e seus interesses. Ele faz isso colocando desafios a serem superados, aventuras, incentivando a explorar, a descobrir, a experimentar, a inventar e a criar a capacidade de achar soluções; mas sempre respeitando-os individualmente, suas barreiras.
Nosso sonho...
Video: Chefe Antonio Carlos Angolini / 2015
Nossos sonhos são muitos...........mas vamos por parte, você sabia que no dia 01 de junho de 2014 tivemos uma dia muito triste para nosso grupo, parte de nossa sede foi incendiada e queimou muita historia escoteira entre lenços antigos, quadros, biblioteca, documentos antigos, ainda queimou o mais importânte são lembranças de várias gerações, por isso, nosso sonho é reconstruir este belo lugar que foi palco de grandes aventuras para nossos escoteiros, como vamos alcançar nosso objetivo então??? já começamos e com pé direito, as primeiras ações foram feitas com venda de numeros da sorte, doações de anônimos e ajuda de nossos irmãos escoteiros, para este ano estamos sorteando uma moto 150cc com a meta de arrecadar dinheiro para não parar nossa construção, veja abaixo o que fizemos e o que estamos fazendo para nosso sonho se realizar.











Projeto : Chefe Carlos Augusto / Desenho: Chefe Tarcísio Bandini






ENSINANDO VALORES À NOSSA JUVENTUDE
A missão do escotismo é contribuir para a educação do jovem, baseado em sistema de valores baseados na Promessa e na Lei Escoteira, ajudando a construir um mundo melhor, aonde se valorize a realização individual e a participação construtiva em sociedade.
O Movimento Escoteiro, é um movimento global que produz uma real contribuição na criação de um mundo melhor.
Princípios do Escotismo
A Organização Mundial do Movimento Escoteiro define como Princípios do Escotismo
-
Dever para com Deus (crença e vivência de uma fé, independentemente de qual seja);
-
Dever para com os outros (participação na sociedade, boa ação, serviço ao próximo);
-
Dever para consigo próprio (crescimento saudável e auto desenvolvimento).
Desenvolvimento físico
Proporcionar o desenvolvimento físico do jovem por meio de jogos ao ar livre, exercícios, excursões e acampamentos.
Desenvolvimento moral
A finalidade é o caráter com um propósito. E o propósito é que essa geração seja sadia no futuro, para desenvolver a mais alta forma de compreensão e dever para com Deus, pátria e próximo.
Desenvolvimento intelectual
Dá-se uma preparação adequada pelo conhecimento adquirido em cada uma das etapas como cozinha; campismo, nós, natação e salvamento; primeiros socorros; regras de segurança, orientação, transmissão de sinais, estudo da natureza …


CHEFIA
ASSISTENTES:
CHEFE FÁTIMA
CHEFE ALEX
Diretor Presidente: André Fagnoli
Diretor Financeiro: Marino Claus Jr
Secretaria: Cássia Santos
Diretor de Formação: Paulo Luiz Pereira
Diretor de Patrimonio: Sebastião Ribeiro
ASSISTENTES:
CHEE MARCELO
CHEFE MARIZA
CHEFE ISABEL
CHEFE CRIS


ASSITENTES:
CHEFE ELAINE
CHEFE JEAN
CHEFE MARINO
